14 a 17 de novembro de 2017

FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Nossos 20 anos:

Conquistas e os desafios para a próxima década

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Os cursos serão gratuitos e não estão inclusos na inscrição do congresso. Para se inscrever, você deverá estar regularmente inscrito no congresso (taxa de inscrição paga ou isenta) e acessar sua área restrita e escolher a atividade desejada.
Cada curso será de 4 horas totais, divididas em dois dias de evento, 15 e 16 de novembro de 2017, das 10h30 as 12h30. Cada congressista poderá fazer apenas um curso.
Vagas limitadas!


Curso 1
Uso de GPS e Acelerômetros para Avaliar o Ambiente Construído e a Atividade Física

Proponentes: Prof. Dr. Adriano Akira Ferreira Hino - Pontifício Católica do Paraná; Prof. Dr. Inácio Crochemore M. da Silva - Universidade Federal de Pelotas

Ementa: Princípios de medida em atividade física. Uso de sensores de movimento para avaliar a atividade física. Inter-relação ambiente construído e atividade física. Avaliação das características do ambiente construído. Uso do GPS para avaliar características do ambiente construído. Uso do GPS para avaliar atividade física. Aplicações do GPS e Acelerômetro para avaliação da associação entre ambiente construído e atividade física.

Breve Currículo: Prof. Dr. Adriano Hino é Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor na Graduação e nos cursos de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde na PUCPR e em Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Lidera o Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de vida, o qual desenvolve estudos com enfoque nos Fatores Ambientais Associados a Atividade Física e Avaliação de Programas de Promoção da Atividade Física na Comunidade.

Breve Currículo: Prof. Dr. Inácio Silva tem Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Atualmente é pesquisador do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acelerometria (GEPEA) e membro da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

 


Curso 2
Atividade Física para Prevenção e Reabilitação Cardiovascular

Proponente: Prof. Dr. Daniel Umpierre de Moraes - Universidade Federal de Pelotas

Ementa: Discussão dos aspectos clínicos e epidemiológicos relacionados às condições de risco ou doença cardiovascular, tais como hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, e doença arterial periférica. Discussão de cuidados no planejamento da atividade e apresentação de características de programas de atividade física, treinamento físico, e de aspectos clínicos mais associados com eficácia e efetividade.

Breve Currículo: Doutor em Ciências Cardiovasculares (UFRGS), Pós-doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/HCPA). Professor da Universidade Federal de Pelotas, Editor associado da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e Consultor em diretrizes clínico-assistenciais para o Ministério da Saúde.

 


Curso 3
Exercícios de Força na Promoção da Saúde

Proponente: Prof. Dr. João Augusto Reis de Moura - Universidade Regional de Blumenau - FURB

Ementa: Variáveis de manipulação da carga de treinamento, ajuste de cargas de treinamento visando a boa manutenção da postura corporal, exercícios de força corretivos posturais, estresse cardiovascular associado à manipulação das variáveis do treinamento de força, aplicação do treinamento de força potencializando o gasto calórico e EPOC.

Breve Currículo: Professor na Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Coordenador do Laboratório de Desempenho Humano (LADEHM) – FURB. Co-Fundador e CEO (Chief Executive Officer) do site informativo www.treinoemfoco.com.br e da Plataforma Educacional www.escola.treinoemfoco.com.br.

 


Curso 4
Atuação Multiprofissional na Atenção Básica

Proponente: Prof. Dr. Mathias Roberto Loch - Universidade Estadual de Londrina

Ementa:
Contextualização do trabalho multiprofissional e interdisciplinar na Atenção Básica; Ferramentas para o trabalho multiprofisisional e interdisciplinar na Atenção Básica; Proposições para a promoção da atividade física no contexto da Atenção Básica.

Breve currículo: Doutor em saúde coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com estágio "sanduíche" na Universidad Autónoma de Madrid/Espanha. Atua nos cursos de Graduação em Educação Física, residência multiprofissional em Saúde da Família e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na UEL e exerce o cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, no qual é um dos sócios fundadores.


Curso 5
Ginástica Laboral e Promoção de Atividade Física na Empresa

Proponente: Profa. Ms. Fabiana de Figueiredo Ribeiro - Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Ementa: A Ginástica Laboral como valor na promoção da Saúde e de um estilo de vida saudável; Perfil do profissional de sucesso nas empresas; Extensão da Atividade Física Laboral à comunidade; Possibilidades de intervenção dentro das empresas; A implantação dos programas de Ginástica Laboral; os benefícios, os resultados e os “problemas” da Ginástica Laboral dentre outros aspectos. O curso terá aulas práticas e laboratório. Com montagem de aulas e apresentação das técnicas mais modernas no que diz respeito ao assunto.

Breve Currículo: Mestre em Ergonomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. É autora do livro Ginástica Laboral e Ergonomia e dos DVDS “Como garantir o sucesso de suas aulas de Ginástica Laboral” e “Ginástica Laboral: cinco sugestões de aulas práticas”. Foi uma das autoras do documento oficial do CONFEF intitulado: Ginástica Laboral como prerrogativa do Profissional de Educação Física; e do Manual do CREF 3/SC para contratantes dos serviços de Ginástica Laboral.



Curso 6
Estratégias de Promoção da atividade física em crianças e adolescentes

Proponente: Prof. Dr. Valter Cordeiro Barbosa Filho - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica, Quixadá, Ceará)

Ementa: o curso focará nas potencialidades das estratégias de promoção da atividade física em crianças e adolescentes aplicadas em diferentes contextos (sala de aula, Educação Física escolar,  comunidade, entre outros), fundamentando-se em práticas baseadas em evidências e em evidências baseadas na prática. O curso pretende auxiliar o processo de tomada de decisão para o pesquisador que busca avaliar a efetividade de estratégias de promoção da atividade física, bem como o professor/profissional que busca aprimorar as experiências pedagógicas nas aulas de Educação Física, na escola e na comunidade.

Breve Currículo: Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor do Centro Universitário Católica de Quixadá, Ceará e pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC). Desenvolve estudos na área de Epidemiologia da Atividade Física na população jovem, com foco em intervenções e avaliação de políticas e programas de atividade física no contexto brasileiro e de países de baixa e média renda.


Curso 7
Investigações Qualitativas e a sua Aplicação no Campo da Atividade Física e Saúde

Proponente: Profa. Dra. Marília Velardi - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
Ementa: as pesquisas qualitativas compreendidas numa revisão sobre a sua origem nos Estudos Sociais, seus tipos e as características assumidas ao longo do tempo. O mito da oposição quantitativo-qualitativo. Reconhecendo e demarcando o campo da investigação. O lugar da teoria nas investigações qualitativas. As investigações qualitativas como meio e como fim nas intervenções em Atividade Física e Saúde.

Breve currículo: Professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) nos cursos de Educação Física e Saúde, no Ciclo Básico e nos programas de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física e Mudança Social e Participação Política. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) sou docente no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. No campo da Saúde os estudos que conduzo dirigem-se, especialmente, aos programas e intervenções no serviço público e na Promoção em Saúde. Coordeno o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a arte; (b) a busca de epistemologias artísticas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações.


Curso 8
Desenhando Ensaios Clínicos Randomizados na atividade física e saúde 

Proponente: Prof. Dr. Diego Christofaro - Universidade Estadual de São Paulo - Presidente Prudente

Ementa: o que é um Ensaio Clínico Randomizado? Elementos que qualificam o Ensaio Clínico Randomizado. Plataformas para registro dos Ensaios Clínicos Randomizados. Conhecendo a Escala PEDro. O que é o CONSORT e qual a sua importância para os Ensaios Cínicos Randomizados? Gerenciamento dos Ensaio Clínicos Randomizados. Randomização da amostra e aplicabilidade dos Ensaios Clínicos Randomizados na prática profissional.

Breve currículo: Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente-SP. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UNESP de Presidente Prudente-SP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade da UNESP de Rio Claro-SP.

 


Curso 9
Modelos de intervenção de estilos de vida saudáveis na atenção básica - Proposta versus Realidade

Proponente: Profa. Dra. Priscila Missaki Nakamura - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - Sul de Minas; Profa. Dra. Maria Roseane Tenório Mendonça - Universidade Federal de Alagoas.

Ementa: Experiências vivenciadas em intervenções relacionadas à promoção de estilos de vida saudáveis na atenção básica: construindo um diálogo entre a academia e o serviço. Experiências vivenciadas em intervenções relacionadas à prática da atividade física para saúde na atenção básica: estabelecendo a ponte entre a academia e o serviço

Breve currículo: Profa. Dra. Maria Roseane Mendonça é doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria (UNIFESP, 2010-2013). Médica Plantonista do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto em Maceió/AL (Doenças Infecto Parasitárias). Professora Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência nas seguintes áreas: saúde coletiva, saúde pública, gestão em saúde, epidemiologia, pediatria, desenvolvimento humano e medicina do esporte.

Breve currículo: Profa. Dra. Priscila Nakamura tem Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professora permanente da UNESP no programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade e docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - Sul de Minas. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, qualidade de vida e intervenções de atividade física no sistema único de saúde.


Curso 10
Fisiologia da atividade física e do comportamento sedentário

Proponente: Prof. Dr. Alexandre Sérgio Silva - Universidade Federal da Paraíba

Ementa: Fisiopatologia do envolvimento do sedentarismo nas enfermidades crônicas (ênfase para obesidade, resistência à insulina, hipertensão arterial e depressão); mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos da atividade física na atividade bioativa da gordura corporal, controle glicêmico, pressão arterial e depressão.

Breve currículo: Doutor em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP. Professor da Universidade Federal. Atua nas linhas de pesquisa de exercício e nutrientes como tratamento da hipertensão arterial, alimentos como recurso ergogênico para atletas e fatores envolvidos no emagrecimento induzido por exercício e dieta, com ênfase para participação genética nas repostas às intervenções nutricionais e com exercício.


Curso 11
Jogos em cadeira de rodas para inclusão social e saúde

Proponente: Profa. Dra. Bruna Seron - Universidade Federal de Santa Catarina
Ementa: Contribuição de jogos esportivos no processo de inclusão e de promoção da saúde de pessoas com deficiência. Fundamentos didáticos-metodológicos sobre a prática de jogos em cadeira de rodas. Cuidados específicos das deficiências no uso de cadeira de rodas.

Breve currículo: Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte Paralímpico (GEPEP) da UFSC e é colaboradora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física para Pessoas com Deficiência (GEPAFID) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência como treinadora de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Handebol em Cadeira de Rodas e Atletismo Paralímpico.


Curso 12
Sobre Pokémons e Harry Potter: inte(g)ração e possibilidades dos Jogos Digitais na Educação Física Escolar

Proponente: Prof. Dr. Alan Queiroz da Costa - Pesquisador do Observatório da Cultura Digital do NACE Escola do Futuro/USP e do GEPECOM - EEFE/USP

Ementa: A linguagem própria e universal dos Jogos Digitais é utilizada como embasamento para a discussão sobre as possibilidades de inte(g)ração dos Jogos Digitais na Educação Física Escolar, suas repercussões e influências nos estudantes e na cultura corporal de movimento contemporânea.

Breve currículo: Doutor em Ciências da Comunicação (PPGCOM - ECA/USP), Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP-RC), Especialista em Educação Física Escolar (FEFISA) e em Gestão do Esporte e Lazer (FIA/SEME). Pesquisador do Observatório da Cultura Digital do NACE Escola do Futuro/USP e do GEPECOM - EEFE/USP.